terça-feira, 13 de maio de 2014

Receita Macacão em crochê para 6 a 12 meses.

Receita Macacão em crochê para bebês.

Macacão em crochê para 6 a 12 meses. Conjunto: Macacão, gorro e luvas trabalhados em crochê. Tamanho: para 6 a 12 meses.

Material:
450 g de lã laranja;
1 agulha de crochê número 4;
1 jogo de agulhas de tricô número 3 e
1 zíper.

Ponto de Base: pontos altos torcido (3 correntinhas, *com 1 ponto alto na agulha, laçada, introduza a agulha horizontalmente por trás do ponto alto, da carreiras anterior, ficando a lacada à direita desse ponto alto, = 3 pontos na agulha, remate 2 pontos de cada vez*. Repita de *a*. 1° carreira: pontos altos. 2° carreira e todas as seguintes: pontos altos torcido).

Diminuição de 1 ponto alto: trabalhe 1 ponto alto torcido (= 3 pontos na agulha), introduza a agulha no ponto alto seguinte, puxe o fio (= 4 pontos na agulha). Puxe o fio pelos 3 primeiros pontos, depois pelos 2 últimos.
Diminuição de 2 pontos altos: trabalhe como na diminuição de l ponto alto, porém introduza a agulha atrás de mais 1 ponto alto (= 5 pontos na agulha) e puxe o fio em 3 pontos de cada vez.

Como fazer o macacão:
Inicie pelo pé direito. Monte uma correntinha de 16 (18) pontos no jogo de agulhas e, começando na 3° correntinha a partir da agulha, trabalhe 15 (17) pontos altos. Faça 3 pontos altos na última correntinhas e continue trabalhando 16 (18) pontos altos no outro lado da correntinhas de montagem. Termine com 3 pontos altos no último ponto alto. Prossiga em ponto de base, em círculo, aumente em cada fim de carreira, 2 pontos altos no mesmo ponto alto (primeiro, de cada lado de 1 ponto alto, depois, de cada lado de 3 pontos altos) = 47 (51) pontos altos.

O pé deverá ter 13 (14) cm de comprimento, trabalhe em círculo até que o pé tenha 5cm a partir da carreira de montagem. Para às diminuições da ponta, marque 5 pontos na ponta do pé e diminua 4(5)x2 pontos altos de cada lado desses pontos, a cada carreira, até restarem 31 pontos altos. Continue trabalhando a perna. Marque a parte interna, aumente 8(9)x1 ponto alto torcido de cada lado de 1 ponto alto, no lado de dentro, a cada 4 carreiras = 47 (49) pontos altos. A 25 (29) cm do sapatinho, deixe os pontos à espera e faça o lado esquerdo, invertendo as explicações.

Junte as 2 partes e prossiga trabalhando na parte interna da perna esquerda. Faça 6 correntinhas, trabalhando a perna direita, 6 pontos altos nas 6 correntinhas e trabalhe o restante da perna esquerda. Trabalhe a parte superior em círculo até atingir 39 (43) cm a partir da entreperna. Remate os pontos.

Como fazer a manga:
Monte uma correntinha de 30 (32) pontos no jogo de agulhas, feche em círculo e trabalhe em ponto de base. Marque a costura da manga, aumente na parte interna, a cada 4 carreiras 3(4)x1 ponto alto de cada lado de 1 ponto alto. A 15 (17) cm de altura remate os pontos.

Como fazer o acabamento: Faça uma costura a máquina antes de cortar o trabalho nos lugares indicados.
Dobre o macacao ao meio com a frente para cima. Coloque as mangas e marque a largura das mesmas a partir da dobra superior. Corte reto para baixo, entre 2 pontos altos. Para as cavas, corte 10 pontos altos no meio, de cada lado, por cerca de 2cm (5 pontos altos para a frente e 5 pontos altos para as costas).

Corte cerca de 2cm também na costura das mangas (ao pregá-las, 2cm ficam para a frente e 2cm para as costas). Feche as costuras dos ombros, faça 1 corte no meio da frente e pregue o zíper.

Atenção: antes de cortar o trabalho nos lugares indicados, faça uma costura a máquina de cada lado da parte a ser cortada, para que o trabalho não se desmanche. Para fazer a borda do decote, levante 66 (70) pontos com as agulhas de tricô e trabalhe 5cm em pontos de barra. Dobre o remate e costure pelo avesso. Pregue o zíper faça cordões e passe-os pelos pontos altos na cintura e em cada sapatinho, na altura do tornozelo.