quinta-feira, 22 de maio de 2014

Receita Macacão curto de tricô para bebês de 3 a 6 meses

Macacão curto para bebês de 3 a 6 meses feito de tricô. Macacãozinho abotoado com mangas curtas em ponto meia. Para os dias mais quentes, substitua o fio de lã por linha de algodão.
Tamanhos: para 3 e 6 meses. Entre parênteses, as indicações para 6 meses.

Material:
80 g de lã branca;
40 g de lã verde;
40 g de lã azul;
1 par de agulhas de tricô número 2,6;
1 par de agulhas de tricô número 3;
1 agulha de crochê número 2,5 e
5 botões pequenos.

Ponto de Base: 1 ponto meia e 1 ponto tricô, alternados.
Seqüência das listras: 2 carreiras azuis, 10 carreiras brancas.
Ponto de Barra: 2 pontos meias e 2 ponto tricô, alternados.
Amostra: 34 pontos e 40 carreiras = 10cm.

Como fazer o macacão curto de tricô:
Inicie pela perna direita. Monte 62 (67) pontos nas agulhas número 2,5 com a lã verde e trabalhe 6 carreiras em pontos de barra, aumente 1 ponto de cada lado, a cada 2 carreiras. Em seguida, trabalhe 4 carreiras com as agulhas número 3; no fim das 2 primeiras carreiras, aumente 2 pontos; nas 2 últimas carreiras, aumente 3 pontos = 78 (83) pontos. Deixe os pontos em suspenso.

Faça a perna esquerda do mesmo modo invertendo as explicações. Em seguida, junte as duas pernas: monte 6 pontos, trabalhe os pontos da perna direita, os pontos da perna esquerda e acrescente 12 novos pontos para a borda esauerda da abertura = 174 (184) pontos. Continue com a lã verde em pontos de barra. A 3 (4) cm de altura, a partir da junção das partes, faça a 1° casa na borda esquerda: trabalhe até os últimos 14 pontos, remate 3 pontos, trabalhe 6 pontos, remate 3 pontos, trabalhe 2 pontos.

As outras casas devem ser feitas do mesmo modo a intervalos de 6,5 (7) cm. A 5 (6) cm de altura a partir da junção, trabalhe em ponto de base com as agulhas número 3, de acordo com a seqüência das listras. A 23 (25) cm de altura divida os pontos; trabalhe 43 (45) pontos para a frente direita, remate 4 pontos para a cava, trabalhe 74 (80) pontos para as costas, remate 4 pontos para a outra cava, trabalhe 49 (51) pontos para a frente esquerda. A partir da divisão, trabalhe cada parte separadamente.

Como fazer a frente esquerda do macacão curto de tricô:
Continue trabalhando em ponto de base de acordo com a seqüência das listras, diminua no lado da cava, 2x2, 4x1 ponto. A 6 (7) cm de altura da cava, remate 16 pontos para o decote e continue diminuindo no lado desse remate, 1x3, 2x2, 4x1 ponto. A 10 (11) cm de altura da cava, diminua para o ombro, 1x3, 3x4 (3x4, 1x5) pontos.

Como fazer a frente direita do macacão curto de tricô:
Inverta as explicações dadas para a frente esquerda, com excecão do decote. Para o mesmo, remate 9 pontos e depois diminua, 1x3, 2x 2, 4x1 ponto.

Como fazer as costas do macacão curto de tricô:
Trabalhe em ponto de base de acordo com a seqüência das listras, fazendo as cavas como para a frente. A 10 (11) cm de altura da cava, faça os ombros como na parte da frente; porém, quando fizer a 2° diminuição, deixe em suspenso os 20 (22) pontos centrais e trabalhe cada ombro separadamente. Remate 2x2 pontos nos lados do decote.
Como fazer a manga do macacão curto de tricô:
Monte 57 (59) pontos com a lã verde nas agulhas número 2,5 e trabalhe 6 carreiras em pontos de barra. Continue com agulhas número 3, aumente 1 ponto de cada lado, a cada 2 carreiras, até obter 63 (65) pontos. A 3cm de altura, inicie a seqüência de listras, diminua 8x2 pontos no início de cada carreira. Depois, diminua 1 ponto no inicio de cada carreira, até restarem 47 pontos, e novamente 2 pontos até restarem 11 pontos. Remate.
Como fazer o bolso do macacão curto de tricô:
Monte 13 pontos com a lã verde nas agulhas número 2,5 e trabalhe em pontos de barra, aumente 2 pontos no fim das 6 carreiras seguintes até obter 25 pontos. Continue reto. A 6cm de altura, remate os pontos. Contorne as laterais e a parte inferior do bolso com 1 carreira de pontos baixos, com a lã verde.

Como fazer o acabamento do macacão curto de tricô:
Feche as costuras dos ombros. Dobre para o avesso 8 pontos da borda esquerda da frente e costure. Com as agulhas número 2,5 e a lã verde, levante 78 (82) pontos no decote e trabalhe em pontos de barra, fazendo a última casa a 1,5 e 2,5cm. A 3cm de altura remate os pontos. Feche a costura das mangas e das pernas. Pregue as mangas e o bolso. Remate as casas e pregue os botões.