quarta-feira, 21 de maio de 2014

Receita de tricô - Saco de dormir para bebê com capuz em motivo de tranças.

Saco de dormir para bebê com capuz em motivo de tranças. A frente é fechada por um zíper

Tamanho: 55cm de comprimento e 80cm de largura inferior.

Material:
520 g de lã verde-clara;
1 par de agulhas de tricô número 3,5;
1 par número 4;
1 agulha de crochê número 3,5 e
1 zíper de 50cm de comprimento com argola no fecho.

Ponto de Base do saco de dormir em tricô: pontos de borda, pontos arroz (1 ponto meia, 1 ponto tricô, alternados em cada carreira), *1 ponto meia, torcido (no avesso, em ponto tricô), 2 ponto tricô (no avesso, em ponto meia), 6 pontos meia (no avesso, em ponto tricô): a cada 8 carreiras, cruze os pontos do seguinte modo: com o fio na frente do trabalho, faça primeiro o 3° ponto em meia e, com o fio atrás do trabalho, o 1° e o 2° pontos em meio; com o fio atrás do trabalho, faça o 5° e o 6° pontos em meio, depois, o 4° ponto em meia, 2 pontos tricô (no avesso, em meia), 1 ponto meia torcido (no avesso, em ponto tricô torcido), 5 pontos arroz*. Repita de *a*.

Ponto de Barra do saco de dormir em tricô: 1 ponto meia e 1 ponto tricô, alternados.
Amostra: 22 pontos e 28 carreiras = 10cm.

Como fazer o saco de dormir em tricô:
Inicie pela parte inferior. Monte 173 pontos nas agulhas número 4 e trabalhe reto 37cm em ponto de base. Continue em pontos de barra por 3cm. Após 1,5cm, faça 1 carreira de furinhos: *1 laçada, 2 pontos juntos em meia*. Continue em ponto de base, distribuindo 51 diminuições na 1° carreira = 122 pontos. A 45cm de altura diminua 6 pontos de uma só vez, para as cavas, de cada lado dos 54 pontos centrais.

Deixe esses pontos à espera para a parte das costas. Prossiga com os 28 pontos de cada lado da frente. A 51cm de altura diminua para o decote, 1x4, 2x3, 1x2, 2x1 ponto. Remate os 14 pontos restantes para os ombros. Trabalhe reto os 54 pontos centrais para as costas até atingir a mesma altura.

Molde do saco de dormir de tricô:

Molde reduzido: metade do saco de dormir, da manga e do capuz.

Como fazer a manga o saco de dormir em tricô:
Monte 41 pontos nas agulhas número 3,5 e trabalhe 3cm em pontos de barra. Continue com as agulhas número 4 em pontos de base, dividindo os pontos de modo que os 5 pontos arroz fiquem no centro da manga, aumente de cada lado, a cada 6cm, 2x1 ponto = 49 pontos. A 20cm de altura remate os pontos.

Como fazer o capuz do saco de dormir em tricô:
Inicie pela borda da frente. Monte 88 pontos nas agulhas número 3,5 e trabalhe 7 carreiras em pontos de barra. Continue com as agulhas número 4 em ponto de base. A 16cm de altura remate os pontos.

Como fazer o acabamento do saco de dormir em tricô:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Na borda da frente do saco, dobre o pontos de borda para o avesso e faça 1 carreira de ponto baixo. Pregue o zíper e feche a parte inferior com pontos de chulear. Feche as demais costuras.

Dobre o capuz ao meio e costure; na parte inferior, faça 1 carreira de pontos altos com 1 correntinha entre cada ponto. No decote, faça a carreira em crochê com a mesma quantidade de pontos altos. Faça 1 cordão de crochê para prender o capuz e outro cordão para passar na carreira de furinhos da cintura.

Fonte: Curso Tricô e Crochê

Um comentário: