segunda-feira, 26 de maio de 2014

Receita Casaquinho de crochê para bebê.

Casaquinho para bebê de crochê. As barras do casaquinho são feitas em tricô. 

Conjunto de quatro peças paro o bebê. A calça é feita em tricô, em cor lisa. Tamanhos: para 3 a 6 meses.

Material:
40g de lã de cada cor: branca, laranja e amarela;
5 botões;
1 agulha de crochê número 2,5;
1 agulha de crochê número 5,5 e
1 par de agulhas de tricô número 2,5.

Ponto de base (crochê): pontos altos e pontos baixos.
Ponto de barra (tricô): 1 ponto meia e 1 ponto tricô, alternados.

Como fazer o motivo do casaquinho de crochê:
1° carreira (direito): pule 1 correntinha, 1 laçada, introduza a agulha no ponto seguinte e puxe o pontos, 1 laçada, pule 1 correntinha, introduza a agulha no ponto seguinte e puxe o ponto, remate os 5 pontos da agulha, *1 correntinha, 1 laçada, introduza a agulha na correntinha anterior e puxe o ponto, 1 laçada, pule 1 correntinha, introduza a agulha na correntinha seguinte e puxe o ponto, remate os 5 pontos da agulha*.

2° carreira e todas as carreiras seguintes: 2 correntinhas, 1 laçada, pule 1 correntinha, introduza a agulha no ponto seguinte e puxe o ponto, 1 laçada, introduza a agulha na correntinha seguinte e puxe o ponto, remate os 5 pontos da agulha, *1 correntinha, 1 laçada, introduza a agulha na correntinha anterior e puxe o ponto, 1 laçada, introduza a agulha na correntinha seguinte e puxe o ponto, remate todos os pontos da agulha*; no último ponto introduza a agulha na correntinha externa da carreira anterior.

Como fazer a seqüência das listras do casaquinho de crochê: *1 carreira branca, 1 laranja, 1 amarela*.

Como fazer as costas do casaquinho de crochê:
Monte uma correntinha de 39 pontos, mais 3 para virar, com a lã branca e a agulha número 5,5 e trabalhe o motivo, de acordo com a seqüência das listras. Após 10 (12) carreiras acrescente para as mangas, no fim de uma carreira uma correntinha de 14 (18) pontos e corte o fio. Pule 13(17) correntinhas (manga esquerda) e continue do seguinte modo: introduza a agulha na correntinha seguinte e puxe o ponto, trabalhe a 2° carreira do motivo até o fim e corte o fio.

Com a cor da listra seguinte, faça uma correntinha de 16 (20) pontos e trabalhe a 1° carreira do motivo sobre 13 (17) pontos (manga direita). Depois, faça 1 correntinha, 1 laçada, introduza a agulha na última correntinha, da manga direita e, ao mesmo tempo, no último ponto externo da carreira anterior, 1 laçada, introduza a agulha na correntinha seguinte, puxe o pontos e remate os 5 pontos da agulha; trabalhe a 2° carreira do motivo iniciando com 1 correntinha, e terminando na correntinha interna da manga esquerda. Trabalhe a 1° carreira do motivo de *a*. Continue trabalhando o motivo, de acordo com a seqüência das listras, com 67 (75) pontos. Quando completar 20 (22) carreiras ( = 9° carreira da manga), corte o fio.

Como fazer a frente direita do casaquinho de crochê:
Monte uma correntinha de 19 pontos, mais 3 para virar, com a lã branca e a agulha número 5,5. Trabalhe o motivo de acordo com a seqüência das listras. Faça a manga como nas costas = 33 (37) pontos. A 16 (18) carreiras de altura diminua para o decote, 1x4, 1x2 pontos. No início da carreira, trabalhe 1 ponto baixíssimo em cada ponto da diminuição; no fim da carreiras, deixe sem fazer os pontos da diminuição, inclusive a correntinha externa. Faça mais 2 carreiras e corte o fio.

Como fazer a frente esquerda do casaquinho de crochê:
Inverta as explicacões dadas para a frente direita do casaquinho de crochê. Faça a manga esquerda conforme foi explicado para a manga esquerda das costas.

Como fazer o acabamento do casaquinho de crochê:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche a costura superior das mangas e a dos ombros. Com as agulhas de tricô e a lã branca, levante para o punho, no direito do trabalho, 36 pontos ( = 2 pontos em cada carreira) e trabalhe 2,5cm em pontos de barra. Remate os pontos.

Feche o punho, a parte inferior das mangas e a costura lateral. Levante os pontos da borda inferior das costas e das partes da frente, do seguinte modo: *2 pontos a cada 2 pontos, 1 ponto no ponto seguinte*, trabalhe 3cm em pontos de barra e remate. Nas bordas da frente, trabalhe com a agulha de crochê número 2,5 e a lã branca, 1 ponto baixo em cada 2 carreiras do remate da cintura, 2 pontos baixos em cada carreira de crochê, 3 pontos baixos no canto, 1 ponto baixo em cada diminuição e 2 pontos baixos em cada carreira do decote da frente; no decote das costas, 1 ponto baixo em cada ponto.

Faça mais 1 carreira de pontos baixos contornando toda a frente; na borda direita, faça 5 casas: a 1° a 1cm da borda inferior, a última no canto do decote, as demais a intervalos regulares. Faça as casas do seguinte modo: 2 correntinhas, pule 2 pontos baixos, vire e faça 1 carreira de ponto baixo, 2 pontos baixos nas 2 correntinhas e 3 pontos baixos no ponto central dos 3 pontos baixos. Corte o fio. Pregue os botões.