terça-feira, 29 de abril de 2014

Receita Macacão de tricô com tranças para bebê

Macacão de tricô com ponto de tranças.

Tamanhos: para 3 e 6 meses. Entre parênteses, as indicações para 6 meses.

Material:
135 (160) g de lã branca;
1 par de agulhas de tricô número 2;
1 par de agulhas de tricô número 2,5;
1 jogo de agulhas número 2 e
1 zíper.

Ponto de Base: 2 ponto meia e 2 pontos tricô, alternados.
Ponto da Trança: 1° carreira: 6 ponto meia. 2°, 3° e 4° carreiras: trabalhe os pontos como se apresentam. 5° carreira: coloque 3 pontos em 1 agulha auxiliar na frente do trabalho, trabalhe 3 pontos meia e os 3 pontos da agulha auxiliar também em meia. Volte à 2° carreira. Cruze as tranças a cada 6 carreiras.
Ponto de Barra: 1 ponto meia e 1 ponto tricô.
Amostra: 34 pontos e 25 carreiras = 5cm.

Como fazer o macacão:
Inicie na parte inferior da perna direita. Monte 78 (82) pontos nas agulhas número 2,5 e trabalhe em ponto de base. Comece a carreira com 2 pontos meia e aumente de cada lado, a cada 4 carreiras, 14x1 ponto, a cada 2 carreiras, 3x1, 2x2 pontos (a cada 4 carreiras, 17x1 ponto e, a cada 2 carreiras, 4x1, 2x2 pontos).

A 25,5 (30.5) cm de altura, deixe os pontos em suspenso e trabalhe a perna esquerda do mesmo modo, invertendo as explicações. Junte as 2 partes e trabalhe com as agulhas número 2 sobre todos os pontos em pontos de barra, distribuindo 20 (22) diminuições na 1° carreiras = 220 (242) pontos. A 2cm de altura, prossiga com as agulhas número 2,5 em ponto de base, distribuindo 20 (22) aumentos na 1° carreira. A 35 (40,5) cm de altura, remate 5 (6) pontos antes e depois dos 114 (126) pontos centrais.

Deixe os 58 (63) pontos da direita em suspenso e continue com os 58 (63) pontos da esquerda, diminua à esquerda, para a cava, a cada 2 carreiras, 2x3, 2x2,1x1 ponto. Ao mesmo tempo, a 35,5 (41) cm de altura, faça a pala: inicie a carreira com 1 ponto tricô, 1 ponto meia, 3 pontos tricô antes da 1° trança, fazendo 1 aumento em cada ponto de base em tricô que separam os 6 pontos da trança. Depois de pronta, a pala fica com 5 (6) tranças e 3 pontos tricô entre cada uma = 5 aumentos. A 41,5 (47,5) cm de altura, diminua à esquerda para o decote, a cada 2 carreiras, 9x1, 4x1, 2x3, 2x2, 1x1 (9x1, 2x4, 3x1, 2x2, 1x1) pontos. Ao mesmo tempo, a 44 (50) cm, diminua à direita para o ombro, a cada 2 carreiras, 4x7 (4x9) pontos.

Retome os 58 (63) pontos em suspenso da direita e trabalhe do mesmo modo, invertendo as explicações. Em seguida, retome também os 114 (126) pontos centrais em suspenso e diminua, para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras 2x3, 1x2, 1x1 ponto. Ao mesmo tempo, a 35,5 (41) cm de altura, faça a pala, iniciando a 1° carreira com 9 pontos tricô (6 pontos tricô). Ao terminar as diminuições das cavas, devem ficar 4 (1) pontos tricô de cada lado da pala.

Ao mesmo tempo, faça 1 aumento sobre cada grupo de pontos tricô que separa os 6 pontos da trança, obtendo assim 3 pontos tricô entre cada trança e 1 trança no centro das costas. A 43 (49) cm de altura, remate os 20 pontos centrais de uma só vez para o decote. Deixe os pontos da esquerda em suspenso e continue com os pontos da direita, diminua à esquerda, a cada 2 carreiras, 1x5, 1x4, 1x3, 1x2 (1x5, 2x4, 1x2) pontos. Ao mesmo tempo, a 44 (50) cm de altura, diminua à direita para o ombro, a cada 2 carreiras, 4x7 pontos (3x8 e 9 pontos). Retome os pontos à esquerda em suspenso e trabalhe do mesmo modo, invertendo as explicações.

Como fazer a manga:
Monte 70 (74) pontos nas agulhas número 2 e trabalhe 2cm em pontos de barra. Continue com as agulhas número 2,6 em ponto de base, iniciando a carreiras com 2 pontos tricô (2 ponto meia). No centro da manga, faça 1 trança de 6 pontos sobre 1 grupo de pontos tricô, distribuindo 4 aumentos na 1° carreira.

A 3,5cm de altura, aumente de cada lado, a cada 1,2cm, 9x1 (10x1) ponto. A 15,5 (17) cm de altura, diminua para a curva superior, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x5, 2x3, 7x2 (8x2), 4x3 pontos. Remate os 18 (20) pontos restantes de uma só vez.

Molde do macacão em ponto de tranças:

Molde reduzido: metade das costas, da frente e metade da manga do macacão para bebe de 3 meses.

Como fazer o pezinho:
Feche as costuras das pernas. Na parte inferior da perna direita, levante 68 (72) pontos com o jogo de agulhas e trabalhe em círculo em pontos de barra. A 2cm de altura, faça as trancas nos 21 pontos após os 40 (43) pontos à esquerda da costura da perna. Trabalhe 3 pontos tricô, de cada lado e entre as 2 tranças, e deixe os pontos restantes em suspenso.

A 4 (4,5) cm de altura do peito do pé, diminua 2 pontos de cada lado e deixe em suspenso. Levante 26 (29) pontos de cada lado do peito do pé, junte-os aos pontos em suspenso = 116 (126) pontos e trabalhe 2cm em pontos de barra. Marque com 1 fio de linha o ponto do meio do peito do pé e o 57° (62°) ponto à direita do mesmo (meio do calcanhar). Trabalhe mais 1,5cm, diminua 1 ponto de cada lado dos pontos marcados. Remate os pontos.

Como fazer o acabamento:
Feche as costuras. Com a agulha circular, levante 105 (113) pontos no decote = 47 (51) pontos nas costas e trabalhe 6 carreiras em pontos de barra. Remate os pontos. Para fazer o acabamento da borda, levante 50 (58) pontos nas costas a partir do ponto de barra da cintura até a entreperna, 118 (130) pontos na frente e remate em meio pelo avesso. Feche as costuras das mangas e pregue-as. Pregue os botões.