sábado, 8 de março de 2014

Blusa de verão de tricô com decote redondo em listras coloridas

Blusa de tricô com decote em redondo em listras coloridas. Nas cores azul, turquesa e branca.

Material:
100 g de linha azul-marinha;
100 g de turquesa;
50 g de branca e
1 par de agulha de tricô número 2,5.

Ponto de Base: pontos meia (direita = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Seqüência das cores: *1 carreira branca, 4 carreiras turquesa, 2x alternadas; 2 carreiras brancas, 4 carreiras azul-marinhas*. Repita de *a*.
Amostra: 26 pontos e 44 carreiras - 10 cm.

Como fazer as costas e a frente:
Monte 114 (124) pontos com a linha azul-marinha e trabalhe 4 cm em ponto de base de acordo com a seqüência das cores. A 4 cm de altura, diminua 1 ponto de cada lado; depois, faça 4 x a mesma diminuição a cada 10 carreiras = 104 (114) pontos. Em seguida, aumente a cada 22 carreiras, 3x1 ponto = 110 (120) pontos. A 36 cm, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 2x3, 4(5)x2, 7(8)x1 ponto = 68 (72) pontos. Continue reto. A 36 cm de altura, remate para o decote os 8 pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 5x2, 8x1 ponto e, a cada 4 carreiras, 4x1 ponto. Continue reto. A 52 cm de altura, diminua para os ombros, a cada 2 carreiras 2x4 (2x5) pontos.

Molde da blusa de verão de tricô.

Molde reduzido: metade das costas e da frente da blusa de verão.

Tira de contorno do decote:
Monte 2x116 pontos (para costas e frente) com a linha azul-marinha e trabalhe 4 cm em ponto de base, remate os pontos.

Tira de contorno da cava:
Monte 2x110 (116) pontos com a linha azul-marinha e trabalhe 4 cm em ponto de base. Remate frouxo.

Como fazer o acabamento: estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras. Pregue as tiras de contorno. Dobre 2 cm da borda inferior para o avesso e costure.