segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pulôver em jacquard com decote conoa

Pulôver em jacquard com decote conoa.

Receita do pulôver feminino em jacquard com decote conoa. Blusa feminina em jacquard com decote conoa. O decote é trabalhado reto. Antes de pregar as mangas, alinhave a parte das costas sob a da frente para formar os ombros.

Material:
350 (400) g de lã ferrugem;
100 g de lã branca;
Restos de lã nas cores: verde-escura, branca, marinha, amarela e bege;
1 par de agulhas de tricô número 2,5 e
1 par de agulhas de tricô número 3.

Ponto de Base: pontos meia (direito = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Amostra: 28 pontos e 39 carreiras = 10 cm.

Ponto Jacquard I: da 1° carreira (direito) à 6° carreira (avesso): trabalhe as carreiras com a lã ferrugem. 7° carreira: ponto de borda, 3 pontos ferrugem, * 1 ponto branco, 5 pontos ferrugem *. Repita de * a *; no fim da carreira trabalhe 3 pontos mais o ponto de borda em ferrugem. Da 8° à 13° carreiras: trabalhe todos os pontos com a lã ferrugem. 14° carreira: ponto de borda em ferrugem, * 1 ponto branco, 5 pontos ferrugem *. Repita de * a *; 1 ponto branco, ponto de borda em ferrugem. Repita da 1° à 14° carreiras.

Ponto Jacquard II: veja o gráfico. Apresentamos 1 motivo a ser repetido na largura, mais o últímo ponto. Os pontos de borda devem ser acrescentados.

1 motivo = 6 pontos;
Seta indica o último ponto;
X marrom escuro = cor ferrugem;
X verde = cor verde-escuro;
X cinza = cor azul marinho;
X preto = cor branca;
X amarelo = cor bege e
X laranja = amarelo.

Como fazer as costas do pulôver feminino em jacquard com decote conoa:
Monte 100 (112) pontos nas agulhas número 2,5 com a lã ferrugem e trabalhe em pontos de barra. A 12 cm de altura, mude para as agulhas número 3 e trabalhe, em ponto de base, 2 carreiras de cada cor: branca, azul marinha, bege, verde-escura e branca, distribuindo 23 aumentos na 1° carreira = 123 (135) pontos. Depois, trabalhe reto em ponto jacquard I. A 30 (31) cm de altura diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3, 2x2, 4x1 ponto = 101 (113) pontos. Em seguida, a 39 (41) cm de altura, faça 2 carreiras brancas, depois as 39 carreiras do ponto jacquard II e mais 2 carreiras brancas. Trabalhe mais 2 cm em ponto de barra com as agulhas número 2,5 e a lã ferrugem. Remate frouxo.

Como fazer a frente do pulôver feminino em jacquard com decote conoa:
Igual às costas. A 35 (37) cm de altura inicie o ponto jacquard II.

Como fazer a manga do pulôver feminino em jacquard com decote conoa:
Monte 56 (62) pontos nas agulhas número 2,5 com a lã ferrugem e trabalhe em ponto de barra. A 9 cm de altura, mude para as agulhas número 3 e trabalhe 2 carreiras brancas em ponto de base, distribuindo 37 aumentos na 1° carreira = 93 (99) pontos. Em seguida, trabalhe as 39 carreiras do ponto jacquard II e mais 2 carreiras brancas. Continue em ponto jacquard I. A 45 cm de altura, diminua para a curva superior, de cada lado, a cada 2 carreiras, 2x3, 5x2, 6x1, 5x2, 2x3 pontos. Remate os 17 (23) pontos restantes de uma só vez.

Como fazer o acabamento do pulôver feminino em jacquard com decote conoa:
Estique as partes e passe-as levemente com um pano úmido. Alinhave 4 cm da parte de trás do ombro embaixo da parte da frente. Pregue as mangas. Feche as outras costuras.

Molde do pulôver feminino em jacquard com decote conoa:

Molde reduzido: metade das costas, da frente e da manga do pulôver.