terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pulôver de tricô com motivos rendados

Pulôver de tricô com motivos rendados.

Receita do pulôver feminino de tricô com motivos rendados. Blusa feminina de tricô com motivos rendados.

Material:
240 (280) g de lã amarela;
1 par de agulha de tricô número 3,5 e
1 agulha circular de tricô número 3,5 de 40 cm de comprimento.

Ponto de Base: pontos meia (direito = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Ponto Aberto: veja os gráficos. Nas carreiras do avesso, trabalhe os pontos e as laçadas simples em pontos tricô; nas laçadas duplas, faça 1 ponto tricô e 1 ponto meia.
Amostra: 20 pontos e 34 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do pulôver feminino de tricô com motivos rendados:
Monte 111 (117) pontos e trabalhe 2 cm em ponto de base. Em seguida, faça 1 carreira de furinhos para a dobra da bainha: pontos de borda, alterne 2 pontos juntos em meia e 1 laçada. Trabalhe mais 2 cm em ponto de base e depois, após o ponto de borda, repita continuamente da 1° a 18° carreiras do gráfico 1. A 12 cm de altura diminua 1x1 ponto e, a cada 16 carreiras, mais 7x1 ponto = 95 (101) pontos. A 47 cm de altura faça novamente 1 carreira de furinhos e distribua 12(10) diminuições. Faça a 1° diminuição no início da carreira, depois alterne cada 3° e 4° (cada 5°) ponto em lugar de 2 pontos, trabalhe agora 3 pontos juntos = 83 (91) pontos. Continue em pontos de base. A 50 cm de altura, faça as 36 carreiras do gráfico 2. Para isso, a partir da borda, trabalhe 8 (12) pontos em ponto de base, depois o motivo do início da carreira, 5x o motivo, o último ponto e 8 (12) pontos em ponto de base. Ao mesmo tempo, com o início do motivo, diminua para as cavas, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3(4), 2x2, 3(4)x1 ponto = 63 (67) pontos. A seguir, aumente novamente, a cada 8(6) carreiras, 5(7)x1 ponto = 73 (81) pontos. Após o gráfico 2, continue em ponto de base. A 68 (69) cm de altura, diminua para os ombros, a cada 2 carreiras, 3x7 (2x8, 1x9) pontos. Ao mesmo tempo, remate para o decote os 25 pontos centrais de uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 1x2, 1x1 ponto.

Gráficos do pulôver feminino de tricô com motivos rendados:

X = 1 ponto meia;
U = 1 laçada;
/ = 2 pontos juntos em meia;
\ = levante 1 ponto sem fazer em meia, 1 ponto meia, passe o ponto sem fazer sobre o ponto meia e
3 = Levante 1 ponto sem fazer em meia, trabalhe os 2 pontos seguintes juntos em meia, passe o ponto sem fazer sobre os mesmos.

Como fazer a frente do pulôver feminino de tricô com motivos rendados:
Igual às costas, com exceção do decote. Para o mesmo, a 62 (63) cm de altura, remate os 11 pontos centrais do uma só vez e diminua, de cada lado desse remate, a cada 2 carreiras, 1x2, 1x1 ponto.

Como fazer a manga do pulôver feminino de tricô com motivos rendados:
Monte 35 (40) pontos e trabalhe 2 cm em pontos de base. Na última carreira do avesso dobre cada ponto, levantando 1 ponto em cada fio horizontal que se encontra entre cada ponto = 69 (80) pontos. Continue reto de acordo com o gráfico 1. A 17 cm de altura, faça 1 carreira de furinhos e depois, 2 cm em ponto de base e as 36 carreiras do gráfico 2, Em seguida, faça mais 2 cm em ponto de base, 1 carreira de furinhos e novamente de acordo com o gráfico 1. A 47 cm de altura trabalhe o gráfico 3 repetindo sempre da 7° à 10° carreiras. A 51 cm de altura diminua para a curva superior, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x3(4), 3x2, 10x1, 3x2, 1x3(4) pontos. Remate os 13 (20) pontos restantes de uma só vez.

Como fazer o acabamento do pulôver feminino de tricô com motivos rendados:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras. Com a agulha circular, levante 90 pontos no decote e trabalhe em círculo 2 cm em ponto de base, 1 carreira de furinhos e, na parte da frente do decote, a cada 3 pontos, trabalhe 3 pontos juntos em lugar de 2. Com os pontos restantes, trabalhe mais 2 cm em ponto de base e remate frouxo. Dobre as bordas para o avesso e costure.

Molde do pulôver feminino de tricô com motivos rendados:

Molde reduzido: metade das costas, da frente e metade da manga para os manequins 38 e 42.