segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Pulôver de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal

Pulôver de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal.

Receita do pulôver feminino de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal. Blusa feminina de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal.
Tamanhos: manequins 44 e 48. Entre parênteses, o manequim 48.

Material:
250 (300) g de lã acrílica preta;
120 (160) g de lã prateada;
1 agulha de crochê número 3;
1 par de agulhas de tricô número 3;
1 par de agulhas de tricô número 2,5 e
1 agulha circular de tricô número 2,5 de 40 cm de comprimento.

Ponto de Base I (crochê): pontos altos, tunisiano, iniciando em uma carreira do avesso. Cada carreira começa após 3 correntinhas para virar no 2° ponto e termina na correntinha para virar.
Ponto de Base II (tricô): pontos meia (direito = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Seqüência das listras: *1 carreira preta, 2 prateadas*. Repita de * a *. Inicie a carreira onde se encontra o fio na cor correspondente.
Amostra I (crochê): 26 pontos e 15 carreiras = 10 cm.
Amostra II (tricô): 27 pontos e 38 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas do pulôver feminino de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal:
Inicie no canto inferior direito, fazendo 1 ponto mais 3 correntinhas para formar 1 ponto alto. Faça 1 ponto alto na 1° correntinha e, entre esses 2 pontos altos prenda um fio de lã de outra cor, para marcar a linha do centro. À direita, para a costura lateral, e à esquerda, para a borda inferior, aumente em cada carreira, * 3x2, 1x1 ponto*. Repita de * a * mais 5 vezes = 86 pontos. A 16,5 cm (= 25 carreiras de altura), devem ficar 43 pontos altos à direita e 43 pontos altos à esquerda do fio central. À esquerda, para a borda inferior, prossiga aumentando conforme indicação; à direita, está terminada a costura lateral. Nesse lado, diminua para a cava, a cada carreira, 2x1, 1x1 ponto. Trabalhe reto 4 cm, depois aumente, a cada carreira, 4x1 ponto = 42 pontos à direita e 63 pontos à esquerda do centro (a 24 cm = 36 carreiras de altura). Continue à direita, aumente para a cava, a cada carreira, * 3x2, 1x1 ponto*. Repita de * a * mais 3 vezes (depois, aumente ainda, 1x2, 1x1 ponto) = 70 (73) pontos à direita e 91 (94) pontos à esquerda do centro. A 34,5 (36) cm = 52 (54) carreiras, está terminada a cava direita. Nesse lado, diminua para o ombro, a cada carreira, * 3x1, 1x2 pontos *. Repita de * a * mais 2 (3) vezes; depois, diminua mais 2x1 ponto. Ao mesmo tempo, à esquerda, na borda inferior, aumente 1x1 (1x1, 2x2) pontos, depois, para a costura lateral, diminua a cada carreira, * 6x2, 2x1 ponto *. Repita de * a * mais 2 vezes. A 43,5 (46,5) cm = 66 (70) carreiras de altura está terminado o ombro direito = 53 pontos à direita e 69 (76) pontos à esquerda do centro. Em seguida, à direita, diminua para o decote, 1x7 pontos e, a cada carreiras, 12x2 pontos trabalhe reto 4 cm. Ao mesmo tempo, à esquerda, na costura lateral, diminua conforme indicação até 49 (52) cm = 74 (78) carreiras de altura = 56 (63) pontos à esquerda e 31 ponto à direita do centro. Depois, a partir da borda esquerda, deixe 19 pontos sem fazer. Continue diminuindo para a cava, a cada carreira, 2x3, * 2x2, 1x1 ponto *. Repita de * a * mais 4 (5) vezes e diminua 1x2 pontos. A 55 (58) cm = 83 (87) carreiras de altura está terminado o decote = 19 (26) pontos à esquerda e 21 pontos à direita do centro. Em seguida, à direita, diminua para o ombro, a cada carreira, alternando 9(11)x3(2) e 2 (3) pontos. A 61 (66) cm = 92 (98) carreiras de altura remate os 2 pontos juntos. A partir da costura lateral esquerda, trabalhe sobre 11 dos pontos que ficaram sem fazer; na 1° e na 2° carreiras, diminua 2 pontos de cada lado. Remate os 3 pontos altos restantes juntos.

Como fazer a frente do pulôver feminino de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal:
Iguai às costas com exceção do decote. Para o mesmo, a 39 (41,5) cm = 58 (62) carreiras de altura, após 6 (8) diminua para o ombro, deixe em suspenso 33 pontos na borda direita. Prenda um novo fio no ponto seguinte e diminua nessa borda, a cada carreira, 2x4, 8x2 e 1 ponto alternados = 10 pontos à direita do centro a 45 (48) cm = 68 carreiras de altura trabalhe reto 4 cm. Depois, aumente 1x1 ponto, a cada 2 carreiras, 2x1 ponto e, a cada carreira, * 2x1, 1x2 pontos *. Repita de * a * = 21 ponto à direita do centro a 55 (58) cm = 83 (87) carreiras de altura. Com isto, está terminado o lado esquerdo do decote. Faça o ombro como nas costas. Termine o lado direito do decote e o ombro. Prenda um novo fio na borda do ombro e trabalhe sobre 26 pontos. Na borda direita, continue as diminuições do ombro: na borda esquerda, para o decote, diminua a cada carreira, 4x2 e 3 pontos alternados e mais 4x2 e 1 ponto alternados.

Molde do pulôver feminino de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal:

Molde reduzido: metade das costas, da frente e da manga do pulôver.

Como fazer a manga do pulôver feminino de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal:
Monte 60 (64) pontos nas agulhas de tricô número 2,5 com a lã preta e trabalhe 8 cm em pontos de barra. Continue com as agulhas número 3 em ponto de base II, fazendo 2 carreiras pretas e 4 carreiras prateadas. Continue com a lã preta, aumente de cada lado, a cada 6 e 8 carreiras alternadas (a cada 6 carreiras), 19(22)x1 ponto = 98 (108) pontos. A 45 cm de altura diminua para a curva superior, de cada lado, a cada 2 carreiras, 1x4(6), 2x3, 3x2, 12x1, 3x2, 2x3, 1x4(5) pontos. Remate os 10 (14) pontos restantes de uma só vez.

Como fazer a tira da cintura do pulôver feminino de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal:
Faça 2 partes. Monte 110 pontos nas agulhas número 2,5 com a lã preta e trabalhe 10 cm em pontos de barra. Remate frouxo.

Como fazer a tira do decote do pulôver feminino de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal:
Monte 144 pontos na agulha circular com a lã preta e trabalhe 3 cm em pontos de barra, em círculo.

Como fazer o acabamento do pulôver feminino de crochê e tricô em listras prateadas em diagonal:
Estique as partes, cubra-as com um pano úmido e deixe secar. Feche as costuras. Em seguida, pregue as tiras da cintura e do decote.