segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Blusa de tricô com bordado em ponto cruz

Blusa de tricô com bordado em ponto cruz.

Receita de blusa feminina de tricô com bordado em ponto cruz. Pulôver feminino de tricô com bordado em ponto cruz. O raglan é ressaltado pelo contorno.

Material:
450 (500) g de lã branca;
Restos de lã vermelha e preta para bordar;
1 par de agulha de tricô número 3,5;
1 par de agulha de tricô número 4;
1 agulha circular número 3,5 de 40 cm de comprimento;
1 agulha circular número 4 de 80 cm de comprimento e
1 agulha para bordar.

Ponto de Base: pontos meia (direito = pontos meia; avesso = pontos tricô).
Ponto de Barra: 2 pontos meia e 2 pontos tricô, alternados.
Amostra: 21 ponto e 27 carreiras = 10 cm.

Como fazer as costas e a frente da blusa feminina de tricô com bordado em ponto cruz:
Monte 92 (100) pontos nas agulhas número 3,5 e trabalhe 12 cm em ponto de barra. Continue reto com as agulhas número 4 em ponto de base. A 33 (34) cm de altura remate 4 (6) pontos de cada lado. Deixe à espera os 84 (88) pontos restantes.

Molde da blusa feminina de tricô com bordado em ponto cruz:

Molde reduzido: metade da frente e das costas e metade da manga da blusa feminina de tricô com bordado em ponto cruz.

Como fazer a manga da blusa feminina de tricô com bordado em ponto cruz:
Monte 42 (50) pontos nas agulhas número 3,5 e trabalhe 8 cm em ponto de barra. Continue com as agulhas número 4 em ponto de base. Na 1° carreira aumente 16 pontos, incluindo-os a intervalos de 2 e 3 pontos (3 pontos) = 58 (66) pontos e, de cada lado, a cada 10 carreiras, aumente 9x1 ponto = 76 (84) pontos. A 44 (45) cm de altura remate 4 (6) pontos de cada lado. Deixe os 69 (72) pontos restantes à espera.

Como fazer a pala da blusa feminina de tricô com bordado em ponto cruz:
Coloque todos os pontos à espera na agulha circular número 4 e trabalhe os pontos de borda junto com o ponto central do raglan = 300 (316) pontos. Em seguida, trabalhe em círculo e comece as diminuições nas "costuras" do raglan; a cada 2 voltas, trabalhe 3 pontos juntos, com o ponto central levantado. Ao mesmo tempo, passe na 1° (5°) volta da pala, um fio de linha colorida para marcar o início do bordado. A 15 (16) cm de altura, ou seja, a 40 (44) voltas; após 20 (22) diminuições (=140 pontos), divida o trabalho no meio da frente. Deixe à espera 8 pontos e trabalhe em carreiras abertas, continuando a fazer as diminuições nas "costuras" do raglan. Ao mesmo tempo, diminua de cada lado, no meio da frente, a cada 2 carreiras, 2x3, 3x2 pontos. Depois, diminua 1x9 pontos (os pontos da frente do raglan) e os 8 pontos das mangas. Continue diminuindo 1x2, 1x3 pontos. Deixe os 28 pontos restantes das costas à espera.

Gráfico do ponto cruz, da blusa feminina de tricô com bordado em ponto cruz:

Esquema do motivo em ponto cruz.
1 motivo = 20 pontos;
Primeira flecha indica o meio da frente e
Segunda flecha indica o meio da manga.

Como fazer o acabamento da blusa feminina de tricô com bordado em ponto cruz:
Estique as partes e passe-as levemente com um pano úmido. Inicie o bordado na carreira marcada, a partir do centro em direção aos lados. A seguir, à direita e à esquerda do ponto central do raglan, borde 2 cruzes vermelhas a cada 2 carreiras, alternadas. Para terminar, faça 1 carreira de cruzes com a lã vermelha na borda inferior (= 4° carreiras em ponto de base) das partes da frente, das costas e das mangas. Feche as costuras.

Como fazer a gola olímpica da blusa feminina de tricô com bordado em ponto cruz:
Para a gola olímpica, retome os pontos à espera com a agulha circular número 3,5. Entre os pontos da frente e das costas, levante 27 pontos de cada lado e trabalhe 24 cm em pontos de barra. Em seguida, remate bem frouxo, acompanhando os pontos.

Fonte: Curso Tricô e Crochê

Um comentário:

  1. gostava de saber como se borda em casaco de lã pode darme algumas dicas
    obrigada.