quarta-feira, 17 de abril de 2013

Túnica estilo Chinesa

Oii Meninas,
Hoje a receita de tricô é de uma túnica estilo chinesa.

Túnica Chinesa com fio Tweed

Concepção do modelo: Aslan Trends desenvolvimento e execução: Karen Burns.
Túnica com modelagem confortável, levemente acinturada, pala redonda e mangas compridas .

Medidas da túnica acabada :
PP/P: 90cm na linha do busto, 90 cm no quadril e 66 cm. de altura
M: 99 cm na linha do busto; 99 cm do quadril e 69 cm. de altura
G: 107 cm. na linha do busto; 107cm no quadril e 71 cm. de altura
GG: 117 cm. na linha do busto, 117 cm no quadril e 73 cm de altura
2GG: 128 cm na linha do busto; 128 cm no quadril e 74 cm de altura 
3GG: 138 cm na linha do busto; 138 cm no quadril e 74 cm. de altura

Material:
4 (5, 6, 6, 7) novelos de 100gr do fio Tweed bege areia (cor 0928)
ag. circular 5,0 mm. de 60 cm. (80 cm para os manequins a partir do GG)
4 botões de madeira de tipo bambuzinho
4 marcadores de pontos (argolinhas)
marcadores de carreira ou alfinetes de segurança bem pequenos
agulha para costurar malha
2 alfinetes prendedores de pontos (opcional - pode substituir por 2 pedaços de fios
agulha de crochê de 3.5 mm (

Pontos empregados:
Cordão de tricô: todas as carreiras em meia ou em tricô
Ponto meia: direito em meia avesso em tricô (no tricô circular, teça todas as carr. em meia)
Ponto fantasia: Cristais
Número de pontos múltiplos de 14
1ª., 3ª. e 5ª. carr.: (avesso do trabalho): * 4 t.; 6 m.; 4 t.*; repetir de * a *
2ª. e 4ª carr.: em m.
6ª. carr.: * 3 m.; 1 t. 6 m.; 1 t. 3 m. * ; repetir de * a *
7ª. carr.: * 2 t.; 1 m.; 8 t.; 1 m. 2 t. * ; repetir de * a *
8ª. carr.: * 1 m.; 1 t.; 10 m. 1 t. 1 m.*; repetir de * a *
9ª. carr.: * 1 m.; 12 t.; 1 m. *; repetir de * a *
10ª. carr.: * 1 m.; 1 t.; 10 m. 1 t.; 1 m. *; repetir de * a * 
11ª. carr.: * 2 t.; 1 m.; 8 t. ; 1 m.; 2 t. *; repetir de * a *
12ª. carr.: * 3 m.; 1 t.; 6 m. 1 t. 3 m. *; repetir de * a *
13ª. carr.: voltar a 1ª. carr. 

Amostra: em ponto meia na ag. 5,0 mm: 15 p. x 26 carr. = 10cm. 

Antes de iniciar o trabalho, leia com atenção as notas explicativas
  • A túnica é tecida de cima para baixo , do decote do pescoço em direção ao corpo e mangas.
  • Até a altura das cavas o trabalho é desenvolvido em carreiras de ida e volta. A partir das cavas, o trabalho é tecido de forma circular.
  • Não há costuras nas laterais. As únicas costuras são sob as mangas e nas mangas.
  • As medidas entre parênteses ( ) são para os manequins (M, G, GG; 2GG e 3GG).
  • Quando houver somente uma instrução ela é valida para todos os manequins. Para facilitar o desenvolvimento marque na receita as instruções relativas ao seu manequim.
  • É recomendável a utilização de marcadores de pontos para melhor visualização dos aumentos
  • É recomendável a utilização de marcadores de carreiras para melhor visualização das carreiras onde foram feitos os aumentos
  • As medidas para as alturas dos diversos manequins são uma mera referência pois você pode ‘provar’ a peça na medida que vai tecendo. 
Execução:
Com a ag. circular 5,0 montar 54 ( 54; 58; 60, 66, 72) p. Não fechar o círculo. Teça 6 carr. em cordões de tricô. Na carr. seguinte aumentar 5 p. distribuídos ao logo da carr. Teça mais 4 carr. e distribua 5 aum. ao longo da carr. 64 (64; 68; 70; 76 e 82p)
Colocar 2 marcadores de pontos depois dos 2 primeiros e antes dos 2 últimos p.
A partir de agora, todas as carr. ímpares (direito do trabalho) serão iniciadas por 2m, 1 aum. e terminadas por 2 p. juntos em meia, 2m.

Inicie a modelagem da pala da seg. maneira:
9ª(9ª, 11ª; 11ª, 13ª e 13) carr.: distribuir 33 (36; 40; 44; 46; 51) aum. Ao final da carr. voce tem 97 (100; 108; 114; 122; 133) p. no total. Repita os aumentos distribuidos conforme instrução anterior a cada 9ª (9ª, 11ª; 11ª, 13ª e 13ª) carr. por mais 4 vezes. Ao final da sequencia de aumentos voce terá 196 (206; 228; 246; 260; 286) p.

Na carr. do avesso aum. 1p. no inicio e no final. Na carr. seguinte do direito, você irá sobrepor os 3 p. que do inicio da carr. com os 3p do final da carr. tecendo-os juntos e fechando a pala num circulo. Daqui para frente vc. vai tecer em voltas. 

Coloque marcadores de pontos para determinar onde serão as mangas. frente e costas.
A ordem é a seguinte: manga direita, frente, manga esquerda, costas
36 (37; 42; 43; 44; 49) p. para a manga direita
62 (66; 70; 78; 86; 94) p. para a frente
36 (37; 42; 43; 44; 49) p. para a manga esquerda
62 (66; 72; 80; 86; 94) p. para as costas.

Corte o fio. Emende o fio e reinicie o trabalho, tecendo a partir das costas por mais 9ª(9ª, 11ª; 11ª, 13ª e 13) carr.  Deixe os p. das mangas à espera.

Continue a tecer a frente e as costas da seguinte maneira: 
Aumente 6 (6, 8, 8, 10; 10) ao final da carr. (Coloque 1 marcador de pontos na metade dos pontos que foram aumentados. Esse marcador será seu guia para as costuras (inexistentes) laterais.  Teça em círculo por 21.5 (22; 23; 23; 23) cm.  Diminua 2(12; 12; 12; 22; 22)p. Teça 10 cm no ponto fantasia. (2 repetições)
Aumente 2(12; 12; 12; 22; 22)p. Teça mais 8cm. no ponto meia. Divida o trabalho para a frente e para as costas. Daqui para frente e até o final você vai tecer em carr. de ida e volta em cordões de tricô até atingir o comprimento desejado.

Com do trabalho para cima, emende o fio junto a uma das mangas e teça com a ag. 5,0 todos os p. em  meia. Aumente 6 (6, 8, 8, 10) ao final da carr. (Coloque 1 marcador de pontos na metade dos pontos que foram aumentados). Teça 19.5 (20; 19.5; 19.5;20; 20)cm em p. meia. Ao mesmo tempo diminua 1 p de cada lado, a cada 20 carr., 3 vezes. Teça mais 10 cm no ponto fantasia. Continue a tecer em p. meia. Ao faltarem 3 (3; 4; 4; 4; 4) cm. teça em cordões de tricô até atingir o comprimento desejado. Teça a outra manga igual.

Montagem e acabamento:
Contorne o decote com com 1 carr. de ponto baixo, formando 4 casas espaçadas, sendo que a primeira deve ser à 10 carr. do inicio e a última a 3 carr. antes do final do decote. Una com uma costura o corpo da túnica às mangas. Feche as mangas.Pregue os botões. Vire a peça pelo aveso. Proteja com um pano levemente umidecido e passe toda a peça com ferro morno.Deixe terminar a secagem com a peça na horizontal.

Bom tricô. Bjos Va. 
http://trico-croche-receitas.blogspot.com.br/