quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ponto avelã e ponto filé combinados

Como fazer o ponto avelã combinado com o ponto filé no crochê?

1. Para o ponto de base, monte um número de correntinhas divisível por 6, mais 1 para virar.
    Na 1° carreira (direito): pontos baixos, iniciando no 2° ponto a partir da agulha.
    Na 2° carreira (avesso): 3 correntinhas para virar; no 2° ponto, 1 ponto avelã (= alterne 5 x 1 laçada e 1 ponto no mesmo lugar e puxe; depois, remate todas as laçadas juntas), *2 correntinhas, pule 2 pontos, 1 ponto avelã no ponto seguinte*. Repita de * a *. No fim da carreira, 1 ponto alto no último ponto.
    Na 3° carreira: 1 correntinha para virar, 1 ponto baixo no ponto alto, *1 ponto baixo sobre o ponto avelã, 2 pontos baixos no arco de correntinhas*. Repita de * a *. No fim da carreira, faça 1 ponto baixo sobre o último ponto avelã e 1 ponto baixo na 3° correntinha para virar.

Se quiser executar o ponto filé em faixas mais largas, use uma régua comum.
2. Na 4° carreira (ponto filé): 4 correntinhas; depois, a cada 2 pontos, faça 1 ponto filé (= *coloque a régua atrás do trabalho e segure firme, leve o fio para baixo por trás da régua, introduza a agulha no 2° ponto e puxe o ponto.

3. Depois, alongue esse ponto e leve o fio do trabalho novamente para cima por trás da régua.
4. Remate juntos os 2 pontos que estão na agulha e faça 1 correntinha*). Repita de *a*. No fim da carreira, retire a régua.
5. Na 5° carreira: 1 correntinha para virar; depois, faça 2 pontos baixos em cada alça do ponto filé. Repita sempre da 2° à 5° carreira.

Fonte: http://trico-croche.alienstore.com.br/