terça-feira, 25 de setembro de 2012

Flores, folhas e hastes de crochê

Como fazer Flores, folhas e hastes de crochê?

Flores, folhas e hastes de crochê
1. Hastes: corte um fio com o triplo do comprimento da haste, mais 15 cm de folga, no mesmo material do trabalho e, em seguida, dobre-o em 3. Faça, em volta desses fios, 1 carr. de p.b. Ao ser puxada a folga, a haste recebe diversas formas.

Use fios de enchimento para as hastes, tolhas e pétalas.

2. Trabalhe as folhas e as pétalas sobre fios de enchimento com 2 pontos baixos, 2 meios pontos altos, 9 pontos altos, 2 meios pontos altos, 1 ponto baixo. Em seguida, vire o trabalho e volte sobre o fio, introduzindo a agulha entre os pontos do outro lado; trabalhe 2 meios pontos altos, 9 pontos altos, 2 meios pontos altos e 2 pontos baixos.

3. Contorne cada folha com um novo fio de enchimento colocado em volta e trabalhe em pontos baixos. Para a execução da margarida, trabalhe todas as pétalas com os 5 primeiros e os 5 últimos pontos baixos, juntos.

4. Campânula: monte 10 correntinhas, mais 1 para virar, e trabalhe em pontos baixos. Na última correntinha, faça 3 pontos baixos para a ponta. Vire o trabalho e faça o outro lado em ponto baixo até o penúltimo ponto.

5. Continue em ponto baixo, introduzindo a agulha na parte de trás do ponto. Cada carreira começa, sem correntinha para virar, no 2° ponto e termina no penúltimo ponto. No ponto central dos 3 pontos baixos, faça 3 pontos baixos. Depois de 3 carreiras e meia, na ponta, trabalhe 4x10 correntinhas e 1 ponto baixo.

6. Margarida com 6 pétalas: monte 5 correntinhas e feche com 1 ponto baixíssimo. Na 1° carreira: 3 correntinhas, 11 pontos altos, feche com 1 ponto baixíssimo na 3° correntinha inicial. Na 2° carreira: 3 correntinhas, alterne 4 correntinhas e 1 ponto alto em cada 2° ponto alto. No fim da carreira, 4 correntinhas, 1 ponto baixíssimo. Na 3° carreira: *9 correntinhas, volte sobre as correntinhas, iniciando no 2° ponto, com 1 ponto baixo, 1 meio ponto alto, 1 ponto alto, 5 pontos altos duplos, 1 ponto baixo no ponto alto seguinte da 2° carreira *. Repita de * a *. Na 4° carreira (atrás da 3°): 2 correntinhas, 1 ponto baixo no arco da 2° carreira. Faça as pétalas como na 3° carreira, com pontos baixos no arco da 2° carreira. 
Margarida de 8 pétalas: monte 10 correntinhas e feche. As 2°, 3° e 4° carreiras: iguais às da margarida de 6 pétalas.

7. Rosetas: monte 5 correntinhas e feche. Na 1° carreira: 3 correntinhas, alterne 4x2 correntinhas e 1 ponto alto. No fim da carreira, 3 correntinhas e 1 ponto baixíssimo. Na 2° carreira: 1 ponto baixo, 1 meio ponto alto e 1 ponto baixo em cada arco.

8. Florezinhas: 7 correntinhas, 1 ponto baixíssimo na 1° correntinha, *6 correntinhas, 1 ponto baixíssimo na 1° correntinha*. Repita de *a* mais 2 vezes.

Para formar o motivo, aplique as flores sobre um fundo em rede.

Fonte: http://trico-croche.alienstore.com.br/