terça-feira, 25 de setembro de 2012

Como fazer crochê de grampo

A técnica do crochê de grampo.
1. A armação utilizada para o crochê de grampo é composta de 2 hastes. Pode ser encontrada em diversos tamanhos nas lojas especializadas, em dois tipos: de madeira e de metal.
2. Para este trabalho, a distância entre as hastes deve ser de 6cm. Faça 1 laçada e coloque-a na haste direita; o fio deve ficar sob a haste esquerda.
3. Vire o grampo da direita para a esquerda. Segure o fio e o grampo com a mão esquerda. Introduza a agulha na laçada da haste esquerda, de baixo para cima. Puxe o fio e faça 1 correntinha.

Una as tiras com correntinhas.
4. Coloque o gancho da agulha para cima, sob a haste direita. Vire o grampo da direita para a esquerda. Introduza a agulha na laçada esquerda, de baixo para cima, e puxe o fio através da laçada. Faça mais 1 laçada e remate as 2 laçadas da agulha = 1 ponto baixo. Repita sempre esse item. Quando
o grampo estiver completo, puxe para fora as laçadas, deixando apenas 3 ou 4 no grampo. Enrole a tira de crochê e prenda-a com um alfinete, enquanto o trabalho prossegue.
5. Após o término das tiras, faça o acabamento em crochê nas bordas: forme 1 laçada inicial, *introduza a agulha na quantidade de laçadas mencionadas, de trás para a frente, da esquerda para a direita. Vire a agulha para a posição de trabalho. Puxe o fio através de todas as laçadas da agulha. Faça 3 correntinhas*.
6. Para terminar, una as tiras, colocando-as uma ao lado da outra: prenda o fio na 2° correntinha inicial; *trabalhe 3 correntinhas e 1 ponto baixíssimo na correntinha central, entre a junção de laçadas*.
Repita de * a*. 

Fonte: http://trico-croche.alienstore.com.br/