quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como fazer o motivo (ponto) de cata-vento no tricô

Oii Meninas, Bom Dia!!!

Neste post vou mostrar como fazer o ponto/ motivo cata-vento. Este motivo fica muito bem em blusinhas de verão ou de meia estação.

Como fazer o motivo (ponto) de cata-vento no tricô.
O motivo de cata-vento é trabalhado em círculo com um jogo de (5) agulhas. Monte 8 pontos = 2 pontos em cada agulha. Na carreira seguinte, levante 1 ponto no fio transversal antes de cada ponto e trabalhe-os em meia torcido. Dessa maneira, são aumentados 8 pontos.
1. Trabalhe alternando uma carreira com aumentos e outra sem. Na última carreira, remate todos os pontos bem frouxos. Nas carreiras ímpares, comece cada parte do motivo a ser repetida com uma laçada.

2. Nas carreiras intermediárias (carreiras pares), trabalhe a laçada da carreira anterior em ponto meia. Isto faz com que o motivo fique com uma abertura simples.

Trabalhe as carreiras pares em meia.

3. Até a 10° carreira, nas carreiras pares, trabalhe juntos os dois últimos pontos de cada motivo.

4.  A partir da 11° carreira, faça em todas as carreiras do motivo, dois pontos juntos no fim de cada parte a ser repetida. Esta diminuição é necessária devido às três laçadas juntas que devem ser feitas depois de cada parte do motivo a ser repetida.

Um pouco trabalhoso, mas resulta num trabalho muito bonito e diferente do usual. 

Bjos Va.